Blog

O layout definitivo para a sua fábrica de móveis!

industrial hall, toore, warehouse-1630741.jpg

E ai, como anda o seu layout? Tem gente se esbarrando no serviço? Confusão com peças, chapas por ai? Então este post é pra você!

Reunimos 6 dicas preciosas + uma dica bônus pra organizar de vez a sua produção, acompanha ai:

industrial hall, toore, warehouse-1630741.jpg

DICA 1 – ENTENDA O QUE VOCÊ PRODUZ

Não se prenda a encontrar layouts prontos na internet ou mesmo a copiar alguma fábrica ou marcenaria referência, só você sabe o melhor caminho, isso porque cada produto é diferente então o processo de fabricação também pode mudar, por isso o primeiro passo é entender o que você produz e qual é o seu processo.

DICA 2 – A PORTA

Pense também no material que você utiliza e nos produtos acabados, se a montagem é feita em parte na empresa ou se no cliente, pra determinar o espaço necessário pensando que os materiais tem que entrar de forma fácil e o produto acabado tem que estar próximo a saída, facilitando o seu fluxo de trabalho.

DICA 3 – TUDO RELACIONADO

Pensando nos materiais utilizados para produzir, é importante ao determinar seu local pensar também nos “retalhos”, estipule um local para eles também de forma que tudo fique a mão e que sejam percebidos, sabemos que no processo de produção é muito mais fácil cortar uma chapa inteira do que procurar por pedaços que podem servir (ainda mais se estiverem espalhados por ai), mas isso reflete nos custos da produção e pode ser resolvido de forma simples, defina um único local e crie uma tabela (pode ser pra preencher a caneta mesmo) com as medidas e cor dos materiais em retalho, assim fica mais fácil encontrar peças compatíveis e você economiza utilizando o máximo possível de recursos. E se você tiver uma demanda maior, é interessante pensar em um gerenciador de estoques por exemplo, lá você vai não só gerenciar tudo isso mas também reduzir possíveis danos nos materiais e ainda aumentar a sua capacidade de produção, pois ele fornecesse continuamente os materiais a seccionadora, independente do tamanho ou cores das peças!

Relacione também as ferragens, fitas, e tudo mais que for utilizado na produção, e se você não tiver, reserve um local para o almoxarifado, este controle vai te auxiliar nos custos e ainda facilitar o acesso quando necessário.

Há e não esqueça de relacionar todas as máquinas que você possui pra poder organizar todas as informações depois no layout final.

DICA 4 – PENSE NO FUTURO

Independente do tamanho da sua empresa, crie o layout já pensando nas possibilidades de incluir mais equipamentos ou mesmo de uma ampliação ou puxadinho hehe, quando chegar a hora você já vai estar preparado e não vai precisar repensar tudo de novo nem ter mais gastos com alterações.

DICA 5 – CRIE UM FLUXO DE TRABALHO

Depois que você tiver relacionado tudo, com papel e lápis em mãos, comece a desenhar! Utilize todas as informações que você colheu e crie um fluxo de produção baseado no seu processo e nas disposições que você precisa (proximidade das chapas com a seccionadora ou esquadrejadeira, o local ideal para o almoxarifado, cabine de pintura que pode ficar próximo da embalagem por exemplo), aqui uma dica é: observe o seu ambiente atual, vá fazendo alterações aos poucos até ficar 100%! As vezes quando ficamos muito focados tendemos a não perceber coisas simples que podem fazer toda a diferença, por isso é interessante ir revisando pelo menos por uma semana pra ter certeza que ficou bom!

DICA 6 – RESERVE O DIA “D”

É tudo muito lindo, um desenho com a fábrica ideal, ideias futuras e tudo mais… Mas se não colocar em prática seu tempo foi perdido e a fábrica fica do mesmo jeito!

Por isso a última dica é, PROGRAME-SE e faça! A gente bem sabe como é o “deixar pra depois” ou o “vou fazendo aos poucos”, então depois de criar seu layout definitivo defina uma data pra mudança, isso já levando em consideração os custos que pode ter com as alterações e o tempo que vai levar, assim você pode se preparar antes e marcar a data pra quando tudo estiver ok.

DICA BÔNUS – ENVOLVA

Esta pode ser uma grande mudança pra você e pra quem trabalha na sua empresa, por isso é muito bacana e positivo informar ao pessoal o que vai ocorrer e convidá-los a participar da mudança, um ambiente 100% é muito mais do que um layout perfeito, é a junção de um processo eficiente e pessoas envolvidas pelo mesmo objetivo! Incentive todos a trabalharem juntos para o crescimento do negócio!

Espero que tenham gostado! Abraços e até a próxima!

Silene Rodrigues

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn